Conheça 3 tipos de tecidos sustentáveis e incríveis!

A moda evolui o tempo todo, trazendo a cada dia novas tendências e opções no mercado, algumas ousadas, difíceis de serem aceitas, e outras que conquistam estilistas e consumidores com facilidade. E é exatamente graças à essa evolução, que a indústria têxtil precisa se desenvolver na mesma velocidade.

As circunstâncias fizeram com que os fabricantes de tecido começassem a pensar em algo inovador, e que fosse útil ao mesmo tempo. Com isso, surgiram os tecidos sustentáveis. Esses tecidos são feitos a partir de diversos materiais, que podem parecer estranhos à princípio, mas trazem um resultado incrível. Conheça agora 5 tecidos sustentáveis que vão te surpreender!

Econyl

Esse tecido é fabricado pela empresa Aquafil, que utiliza como material resíduos de redes de pesca, feitas de nylon. A descoberta do nylon como algo reciclável foi uma inovação, já que o último material semelhante tinha sido o poliéster, há anos atrás.

Imagem: Stylo Urbano

A estrela da campanha desse tecido é o surfista e estilista Kelly Slater, que já lançou sua linha masculina de tecidos sustentáveis.

S.Cafe

Já pensou que reciclar borras de café para obter tecidos? Grandes marcas do mundo fashion como a Timberland e a Puma já, e estão fazendo muito sucesso. Essa matéria-prima utiliza menos energias na fabricação, o que é uma vantagem em relação ao processo produtivo dos tecidos tradicionais.

Imagem: ABC News

Além disso, foi descoberto que o café é uma ótima opção para eliminar os odores naturais do nosso corpo nas roupas. As empresas adeptas ás borras de café utilizam como fornecedores grandes nomes como o Starbucks.

QMilk

Foi descoberto que é possível fabricar tecidos através das proteínas presentes no leite coalhado. Esse tipo de tecido é perfeito para quem gosta de praticar esportes, já que as peças feitas a partir dele podem regular sua temperatura. Além disso, é parecido com a seda, o que o torna muito confortável.

Imagem: Open Link

A fabricação do Qmilk é totalmente sustentável, e também, antibacteriana. Quem diria que o leite, como esse que temos na geladeira de casa, poderia servir de matéria-prima para roupas, não é mesmo?

Pensar no futuro fez com que a indústria têxtil trouxesse opções sustentáveis para o mercado. Por enquanto, essa novidade faz sucesso no exterior, mas seria uma ótima ideia para os estilistas brasileiros optar por um truque que os diferenciasse da concorrência, e a chave para isso pode ser a utilização de tecidos sustentáveis.

 

Jornalista, do Vale do Paraíba para a Grande São Paulo. Apaixonada por moda. Acredito que moda, e a expressividade, andam juntas e podem dar voz àqueles que não têm.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.