Conheça a nova fábrica de corantes naturais

A evolução das técnicas fez surgir um novo meio de colorir tecidos. A designer de moda Maibe Maroccolo decidiu dedicar sua habilidade às descobertas da natureza, e obteve muito sucesso! Ela faz uso das plantas tintórias, que são chamadas assim pelo seu poder de pigmentação, mediante alguns processos de alquimia.

A designer começou a movimentar essa ideia em 2008. Começou a garimpar e dessa forma, descobriu o potencial de diversas plantas. Já imaginou utilizar para colorir roupas, casca de cebola, sementes, folhas de boldo ou talos de cenoura? Pois é! Graças ao trabalho da Maibe, isso se tornou possível.

Imagem: Modefica

Ela conta que todo o seu interesse pelo projeto veio da frustração, já que percebia que muitas marcas que se diziam sustentáveis, na verdade só passavam uma imagem, e tudo não passava de uma ilusão.

E é claro que essa descoberta daria origem à uma marca. A Mattricaria tem sede em Brasília, e utiliza todas essas plantas tintórias para dar cor aos tecidos, que compõem peças incríveis.

O que é mais legal do projeto da Mattricaria é que não se limita ao processo de vendas, ainda que o mesmo seja sustentável. A designer Maibe Maroccolo resolveu compartilhar seu conhecimento, e dessa forma, ela inscreveu um projeto de oficinas no Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF).

O objetivo dessas oficinas é ensinar à estudantes de moda e também artesãos à aproveitar esse poder de tingimento da matéria-prima natural.

Imagem: Projeto Draft

A Mattricaria tem forte visibilidade nas redes sociais, e conta com o comando de Maibe e a competência de uma assessoria de imprensa. Outros projetos foram criados desde 2008, e a demanda do público acabou fazendo com que a designer tivesse a ideia de disponibilizar os corantes naturais em embalagens, prontos para serem utilizados!

 

 

Jornalista, do Vale do Paraíba para a Grande São Paulo. Apaixonada por moda. Acredito que moda, e a expressividade, andam juntas e podem dar voz àqueles que não têm.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.