Conheça documentários que mostram o lado negro da moda

Apesar do glamour das grifes, todo mundo sabe que existem mil problemas escondidos por trás da beleza. Eles envolvem desde uso de pele animal na produção de peças, até o sacrifício feito pelos modelos que raramente é exibido pela mídia.

No entanto, ainda é possível encontrar pessoas que queiram abraçar as causas e lutar por elas, mas pra isso, é necessário que elas conheçam e entendam a dimensão dos problemas primeiro. E se esse tema interessa a você, preparamos uma pequena lista de documentários que trazem temas interessantíssimos e que precisam ser discutidos, para que seja possível encontrar uma solução. Confira:

Máquinas (Machines)

Imagem: Fashion Network

Esse documentário está para ser lançado no dia 9 de agosto, e dirigido por Rahul Jain, mostra a realidade de um dos grandes países que abriga fábricas das grandes marcas. Logo no início do filme o espectador percebe que ninguém fala. Tudo o que é mostrado nos primeiros minutos são máquinas funcionando sem parar, e pessoas trabalhando, adultos e crianças, e um local sem as mínimas condições.

Segundo o diretor, essa obra foi feita para mostrar como as pessoas se chocam com os problemas, mas depois, agem como se não tivessem visto nada.

O verdadeiro custo (The True Cost)

Imagem: Indy Media

Lançado em 2015 e dirigido por Andrew Morgan, esse documentário encontra-se disponível no Netflix. O intuito da obra é mostrar os reais impactos da indústria da moda. O preço das roupas diminui cada vez mais, mas ninguém pensa em como isso afeta no custo da qualidade de vida dos trabalhadores e também do meio ambiente.

Por isso, vale a pena refletir quem paga o preço por esse modelo de produção que a indústria da moda fez surgir.

A história das coisas (The story of stuff)

Imagem: A Naturalíssima

Esse documentário foi lançado em 2007, e talvez seja um dos mais antigos que aborde o tema consumismo. Ele faz com que o espectador pare e pense sobre coisas que nunca passaram por sua cabeça, como por exemplo, quanta água foi desperdiçada para que você pudesse vestir uma calça jeans? A história das coisas pode ser assistido no Youtube.

Se você procurava por dicas de documentários que te fizessem entender quais os reais problemas da indústria da moda, aí estão elas. Cada um com uma abordagem diferente, mas todas com o propósito de conscientizar os consumidores.

 

 

Jornalista, do Vale do Paraíba para a Grande São Paulo. Apaixonada por moda. Acredito que moda, e a expressividade, andam juntas e podem dar voz àqueles que não têm.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.