"Moda Compartilhada" promove ação social em Curitiba

Há poucos dias a FAS (Fundação de Ação Social) em parceria com o Sindivest deram vida a um projeto que tinha como objetivo doar roupas, sapatos e acessórios para todas as pessoas carentes atendidas pela FAS. Essa ação ganhou o nome de "Moda Compartilhada" e a intenção do projeto era fazer com que as pessoas que fossem buscar as roupas se sentissem, de fato, dentro de uma loja, onde puderam experimentar as peças, o que não faz parte da realidade da maioria dos beneficiados.

Imagem: Faz Fácil

Todo esse processo envolvia uma compra, feita através de uma brincadeira, é claro. As pessoas deveriam utilizar dinheiro simbólico para pagar pelas peças que desejariam levar. Além disso, os "vendedores" eram todos estudantes de Moda, participantes do projeto. Cada pessoa poderia levar até cinco itens embora pra casa.

A FAS ofereceu toda a infraestrutura para que a loja fosse organizada, bem como o transporte dos clientes. Já o Sindivest, ficou responsável por conseguir as peças a partir de doações, levando em conta o fato de que todas elas deveriam parecer novas, já que estariam simulando compras em uma loja real.

Letícia Birolli, a presidente do Sindivest afirma que toda essa proposta foi baseada em um projeto parecido que aconteceu na África do Sul, mas que em Curitiba, o propósito ia muito mais além do que uma simples ação solidária como as que vemos por aí.

Imagem: Bem Paraná

Ela conta que não bastava só beneficiar as pessoas carentes da cidade, através de doação de roupas que simplesmente coubessem nelas. Os organizadores do projeto queria dar à essas pessoas a sensação de estar dentro de uma loja, escolher roupas e acessórios dos quais gostam, experimentá-los e então realizar o pagamento. Tudo isso acaba gerando uma melhora na auto-estima de quem fica a mercê de doações para poder se vestir.

 

Jornalista, do Vale do Paraíba para a Grande São Paulo. Apaixonada por moda. Acredito que moda, e a expressividade, andam juntas e podem dar voz àqueles que não têm.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.