Qual a diferença entre moda sustentável e moda consciente?

Você provavelmente já se deparou com os termos "moda sustentável" ou "moda consciente" pelo menos uma vez na vida. Essas palavras são geralmente utilizadas de forma equivocada, como sinônimo uma da outra, mas você sabia que elas tem um significado totalmente diferente?

moda sustentável

Imagem: Dual Soul

E se você é uma pessoa que gosta e se interessa por moda, deve saber que a moda "do bem" vem ganhando cada vez mais força. Podemos definir moda "do bem"  como aquela que está sempre buscando modificar as práticas tradicionais, que prejudicam o planeta de alguma forma, e é justamente dentro dela que se encaixam os termos "sustentável" e "consciente".

O que é moda sustentável?

Ela é conhecida como aquela que que só trabalha com recursos e procedimentos que não contribuem com os impactos ambientais, e também pode ser chamada de eco fashion. O desenvolvimento da lã ecológica é um grande exemplo de prática de moda sustentável. Ao invés de usar cloro e corantes sintéticos para clarear o pêlo das ovelhas, são utilizadas plantas, com objetivo de não contaminar os lençóis freáticos.

Os tecidos feitos a partir de materiais alternativos são chamados de eco friendly, e entre eles temos até versões de seda sustentável. Além disso, tecidos são reciclados, são utilizadas colas menos prejudiciais ao meio ambiente, entre outra série de práticas "amigas do planeta".

moda sustentável

Imagem: Entenda de Moda

O que é moda consciente?

Apesar de ser muito parecida com moda sustentável, essa classificação envolve os consumidores que buscam artigos que rendam um bom diálogo, e não só se preocupam com quais materiais as roupas, sapatos ou acessórios foram feitos.

Os adeptos da moda consciente são aqueles que procuram comprar roupas que foram feitas para durar mais tempo do que o usual, evitando um descarte muito rápido das peças. Além disso, eles se interessam pelo processo de produção, afim de saber se este prejudica o meio ambiente, os animais, a sociedade como um todo etc.

Diferente da moda sustentável, que depende muito mais dos criadores do que do público, porque são eles os responsáveis por desenvolver técnicas que não prejudicam o planeta,  a moda consciente é uma iniciativa dos próprios consumidores. São eles que fazem o papel de fiscais da produção, sempre prezando o fato dela ser explícita e não prejudicial.

 

Jornalista, do Vale do Paraíba para a Grande São Paulo. Apaixonada por moda. Acredito que moda, e a expressividade, andam juntas e podem dar voz àqueles que não têm.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.