"Não comprem nada", diz Vivienne Westwood

Quem é apaixonado por moda com certeza já ouviu falar de Vivienne Westwood. Ela é uma das grandes estilistas inglesas, responsável pelo sucesso da moda punk e new wave, que fez surgir  desde peças peculiares e super difíceis de serem vistas por aí no dia a dia, até uma parceria com a Melissa, que trouxe os modelos de calçado mais inusitados aos pés das meninas de todo o mundo.

A fashionista estava há poucos dias em um preview da marca Zalando, na loja Bread & Butter, em Berlim, quando de repente sugeriu ao público, quase como uma ordem, que não comprassem nada.

Imagem: CLEO

A fala de Vivienne Westwood causou diversos tipos de interpretação e também muita polêmica, mas o que a estilista quis dizer realmente, faz parte da sua nova filosofia sustentável "compre menos, escolha melhor e faça durar."

A frase de Vivienne tem tudo a ver com análises recentes feitas pela Global Fashion Agenda e Boston Consulting Group, que realizou algumas previsões negativas para a indústria da moda, tendo como base a utilização de recursos, pois já que a população só cresce, o mesmo acontece com o consumo, e em cerca de 15 anos, será um desafio produzir tanto já que os recursos estarão praticamente esgotados.

Imagem: ObservaSC

Segundo a estilista, as pessoas não são regidas por suas decisões, e sim pelo seu impulso consumista. É por isso que devemos aplaudir decisões corajosas de empresas como a Zara e a H&M que, recentemente, puseram em dia sua "pegada" sustentável e apresentaram uma coleção diferente, que se preocupa com o bem estar do meio ambiente.

Vivienne Westwood sugere que as pessoas prezem pela qualidade das peças, ao invés da quantidade. Isso fará com que, consequentemente, os designer façam moda de uma forma melhor, sem levar em conta somente a intenção de levar o mercado adiante, com interesses comerciais e marketing.

Jornalista, do Vale do Paraíba para a Grande São Paulo. Apaixonada por moda. Acredito que moda, e a expressividade, andam juntas e podem dar voz àqueles que não têm.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.