SPFW 2017 conta com exposição sustentável

Se você acha que o SPFW oferece somente desfiles, está muito enganado. Quem tem a oportunidade de comparecer também se depara com eventos e diversas manifestações do mundo da moda. No entanto, na edição desse ano a proposta foi uma exposição sustentável, organizada em parceria com a Focus Têxtil.

Essa empresa já está no mercado a algum tempo e funciona como importadora de tecidos que explora segmentos variados, oferecendo material para uniformes, jeanswear e até para a alta costura.

O grande objetivo dessa parceria é dar destaque ao projeto social Focus Design Visions, desenvolvido pela empresa, que proporcionou à dez estudantes de moda a oportunidade de elaborar peças de vestuário a partir de tecidos que, teoricamente, não teriam mais utilidade para a importadora, ou seja, as "sobras".

Imagem: UseFashion

Além disso, Paulo Cristelli, que cuida da gestão de sustentabilidade da Focus Têxtil, afirma que toda essa ação fez com que as pessoas pudessem observar a moda a partir de um outro ângulo, e completa: "Não é porque é dejeto que é feio."

O projeto era desafiador, mas os estudantes mostraram que eram capazes e desenvolveram dez peças de roupas, femininas e masculinas, a partir da orientação do curador Walter Rodrigues, que os orientou a criá-las levando em conta o aspecto de leveza que deveriam conter. O resultado final é incrível e tem a finalidade de mostrar que a moda pode ser combinada à sustentabilidade e inovação, sem perder o glamour.

Imagem: Arlindo Grund

Falamos hoje de uma exposição no evento mais influente da moda no Brasil, mas não seria ótimo se mais empresas se dispusessem a encabeçar ações como essa? Com o passar dos anos poderíamos até mesmo ter acesso à roupas nas lojas que criadas a partir de resíduos, e dessa forma, contribuir para um país mais consciente e que aos poucos caminha para "vestir" os cidadãos com sustentabilidade.

Jornalista, do Vale do Paraíba para a Grande São Paulo. Apaixonada por moda. Acredito que moda, e a expressividade, andam juntas e podem dar voz àqueles que não têm.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.