Entenda a diferença entre upcycling e reciclagem

Como a indústria da moda está cada vez mais entendendo que é necessário alinhar seus meios de produção à sustentabilidade, o conceito de upcycling surgiu trazendo novidades, e sendo considerado uma evolução da reciclagem, que já é vangloriada por muitos ambientalistas.

Mas, você sabe qual a diferença entre upcycling e reciclagem? Não? Então fique de olho, porque hoje vamos te contar sobre como esses processos se diferenciam, e como atingem o mundo fashion.

Imagem: CognitiveSEO

Em primeiro lugar, reciclagem é o processo no qual um material é recuperado, para que possa ser utilizado novamente em outro momento. Um jornal, por exemplo, é reciclado e vira folha de sulfite, por exemplo. Ele não deixa de ser um papel.

Já no upcycling as coisas mudam um pouco. Essa técnica foi criada para recuperar resíduos, em sua maioria desperdiçados, e torná-los em objetos novos. Colocando isso no universo da moda, podemos dizer que é o simples fato de utilizar retalhos de uma calça velha, que será jogada fora, e fazer um macaquinho, ou um vestido. O "up" do upcycling produz justamente a ideia de dar uma repaginada na peça, e deixá-la ainda melhor do que era.

Imagem: Sondakika

Essa técnica surgiu porque as pessoas finalmente perceberam que, os aterros sanitários estão abarrotados de tecido, e que isso só prejudica o meio ambiente. Antigamente, as pessoas tinham poucas roupas em seus armários. Algumas pesquisas apontam que mulheres na década de 30, tinha só 9 peças! Hoje em dia, as pessoas têm centenas, e não usam a maioria.

Além disso, muito se discute atualmente, sobre a escassez de recursos para produzir roupas, que chegará em um futuro bem próximo, se os estilistas, designers, alfaiates e consumidores não repensarem suas atitudes. Por isso, apostar em upcycling pode ser uma boa forma de começar a reduzir os impactos no ambiente. O que acha de guardar aquele vestido velho para dar vida a uma camisa, por exemplo? Pense no assunto!

 

 

Jornalista, do Vale do Paraíba para a Grande São Paulo. Apaixonada por moda. Acredito que moda, e a expressividade, andam juntas e podem dar voz àqueles que não têm.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.