Fashioned from Nature

O maior museu de arte e design de Londres, o Victoria & Albtert já contou com muitas exposições, mas receberá neste ano uma exposição tão especial e trabalhosa, que ficará aberta para o público somente a partir de abril do próximo ano.

Essa exposição recebeu o nome de Fashioned from Nature, e o tema, ao contrário do que as pessoas imagina, não aborda a sustentabilidade e seus pontos positivos. A exposição foi criada para retratar a relação ruim entre moda e natureza, já que por muito tempo os recursos naturais foram usados ilimitadamente para a produção de peças.

Imagem: V&A

Será uma linha do tempo, que tem início no ano de 1600 até 2017, trazendo as grandes evoluções para a moda, e consequentemente, os principais impactos delas na natureza. E é claro que entre os estilistas envolvidos nesse projeto estaria Vivienne Westwood, que há anos já está engajando seu trabalho à moda sustentável.

Já falamos em outro artigo sobre a premissa que a estilista difunde entre as pessoas, a de não comprar nada. Ela reforça a ideia de que as pessoas deveriam se preocupar em comprar uma peça que seja de boa qualidade, e que terá uso por muito tempo, do que roupas baratas e sem qualidade, que serão facilmente descartadas.

Imagem: V&A

No entanto, o trabalho de Vivienne na Fashioned from Nature será abordado de uma outra perspectiva, trazendo discussões sobre exploração do trabalho no mundo fashion. Outros grandes nomes de estilistas com obras expostas serão Calvin Klein e Stella McCartney.

O grande objetivo da exposição é conscientizar os interessados no mundo da moda. Fazê-los pensar de onde vem os tecidos e todas as outras matérias-primas utilizadas durante os processos de produção da indústria fashion, a fim de que entendam que tipo de impacto isso causa na natureza de um modo geral.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.