Filme Vira-Latas – uma reflexão da relação entre homem e cão

Hoje tive a oportunidade de assistir um dos filmes mais tocantes que já vi na vida, o Vira-Latas – Os verdadeiros cães de raça. E olha que estou bem acostumada a ver filme de cães e documentários sobre todos os tipos de animais. Inspirado nos 20 milhões de cães abandonados no Brasil, em breve esse filme estará nos cinemas.

Intercalando imagens em preto e branco e imagens coloridas o filme é um documentário baseado em depoimentos de pesquisadores, médicos, professores, artistas, formadores de opinião e representantes de Organizações Não Governamentais, sobre a realidade de cães que vivem nas ruas ou em criadouros e a falta de recursos, políticas e ações para mudar essa triste realidade brasileira.
Diferente das histórias de filmes com cães com as quais estamos acostumados, como Marley & Eu, Lassie, K9, 101 dálmatas, Beethoven, entre outros, o documentário é baseado em histórias reais, que trazem à tona a urgência da conscientização e criação de políticas e ações individuais que garantam o respeito à vida dos cães, que se tratados da maneira que merecem, são fonte gratuita de saúde e alegria para qualquer ser humano.

Com cenas que me fizeram chorar e rir (mais chorar do que rir), o documentário mostra a importância dos cães, de respeito à vida, atitude, legislação, conscientização, adoção, castração e sobre como são os brasileiros.

O filme é uma produção independente e foi produzido de maneira colaborativa com a ajuda de pessoas e entidades que se importam com a causa e querem um mundo melhor. Um dos bens mais preciosos dessas pessoas, seus cães, estampam as fotos que aparecem no final do filme, uma maneira que o autor (o cineasta Tiago Ferigoli) encontrou de registrar que cada um pode sim fazer a sua parte, por mais que pareça pequena.

Se cada um fizer um pouco, os cães que estão abandonados vão ter uma realidade diferente, com uma vida digna- exatamente como o melhor amigo do homem merece.

O filme Vira-Latas é um choque de realidade, um apelo para que as pessoas tenham atitudes que garantam um mundo melhor e igualitário para todos os seres, independente de raça, cor, origem e espécie.

Se você é como eu e também se identifica com a causa animal e deseja um mundo mais justo e melhor para os vira-latas, não deixe de assistir o Vira-Latas – Os verdadeiros cães de raça!

Saiba como colaborar com a produção do filme aqui e também faça do seu cãozinho um “astro de cinema”, com a foto dele no final do filme.

Imagens: divulgação filme Vira-Latas

Loja ANIMI, fundada em 2008. Moda atitude. Na compra de qualquer produto com selo VL parte da venda é direcionada para uma ONG que você mesmo seleciona no ato da compra.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.