Poliamida biodegradável para calçados é lançado

Primeiro fio de poliamida biodegradável para calçados é lançado

Nos últimos dias a indústria da moda sustentável avançou muito na questão de produção de sapatos. O que podemos adiantar pra você é que os sapatos nunca mais serão os mesmos depois desse lançamento.

Antes, um par de sapatos produzido com o fio comum, com fibras de poliurerano, levavam cerca de 300 anos para se decompor no meio ambiente após o seu descarte.

Imagem: Insecta

Depois dessa invenção criada pela indústria química Rhodia, um sapato produzido com fio de poliamida biodegradável demora somente 3 anos para se decompor se descartado em um aterro sanitário, por exemplo, que é para onde vai a maioria dos calçados que já não são mais usados.

O grande diferencial desses fios é que seu diâmetro é bem estreito, e eles também podem ser misturados à outras matérias-primas de origem natural, sem que isso danifique sua composição.

Isso faz com que o argumento das grandes marcas de que não se pode usar matéria-prima ecológica em larga escala, cai por terra.

Imagem: Insecta

Embora seja uma descoberta e tanto, poucas empresas do setor varejista do Brasil estão aderindo à ideia. É verdade que sempre há uma suspeita quanto à eficácia e aceitação do público, principalmente por causa do custo desse fio de poliamida, que é bem acima da média.

Até agora, somente uma marca gaúcha se tornou adepta da produção de calçados com fio de poliamida biodegradável. Mas, é preciso que outras, literalmente, comprem essa ideia para gerar um efeito dominó no mercado que irá causar um impacto extremamente positivo na indústria de calçados, e assim, poderemos descartar sapatos sabendo que logo eles serão decompostos, ao invés de permanecer no planeta por séculos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.