Traceable Documentary on Netflix

Dica de documentário # uma forte crítica ao fast-fashion no Netflix

Se você se interessa por produções que trazem denúncias sobre o mundo da moda, então vai gostar de assistir o documentário Traceable. Ele está disponível no Netflix, mas também pode ser encontrado para download em outros sites.

Você já reparou como as roupas se renovam nas lojas a cada semana?

Lançado em 2014 e dirigido por Jennifer Sharpe, o doc tem como objetivo focar no mundo das indústrias da moda, e faz uma forte crítica ao fast-fashion. Esse termo pode ser traduzido bem ao pé da letra, como "moda rápida". Ele faz menção à política que quase todas as marcas assumem, que é a de produção contínua e acelerada.

Imagem: Modefica

Você já reparou como as roupas se renovam nas lojas a cada semana? O que era novidade na semana passada, hoje já não é mais, e as pessoas se deixam influenciar por isso, comprando cada vez mais, querendo o novo sem levar em conta à falta de necessidade.

Além disso, quando vimos as modelos desfilando os looks com glamour e expressividade, não imaginamos o impacto que aquelas peças causaram no meio ambiente, e também na vida de milhares de pessoas. É sobre isso que o documentário fala.

Imagem: A Gambiarra

A narrativa gira em torno da viagem que a designer Laura Siegel fez pela índia, procurando produzir novas peças. No entanto, ela aproveita para mostrar o trabalho escravizante que o fast-fashion proporciona, algo que assola a maioria dos moradores de comunidades, que não recebem um pagamento justo pelo trabalho que fazem.

Black Friday

Na última sexta-feira 24/11 aconteceu a black friday, uma sexta-feira na qual os preços baixam significativamente, afim de incentivar às pessoas a comprarem. Esse assunto não aparece no documentário Traceable, mas vale a pena ser comentado, até mesmo para proporcionar uma reflexão sobre o doc.

Na opinião de muitas pessoas, a black friday é uma ótima oportunidade para comprar tudo por um preço menor. Mas, se formos pensar nisso, é um dia inteiro -as vezes as lojas prorrogam as promoções - dedicado ao consumismo.

As pessoas vêem objetos pela metade do preço e nem questionam se precisam daquilo ou não, simplesmente compram. Com roupas, sapatos e acessórios isso não é diferente.

Imagem: MyBroadBand

Até quando a cultura do consumismo será alimentada? Seja pela política do fast-fashion ou mesmo por promoções relâmpagos, muita gente paga um preço caro por isso, e ao assistir o documentário Traceable, você entenderá um pouco mais sobre esses impactos.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.